Como manter um relacionamento a distância é uma dúvida recorrente para alguns casais. Principalmente depois do período conturbado que passamos em 2020, no qual a maioria ficou distanciada.

Hoje em dia, este tipo de compromisso é muito mais facilitado, já que temos todo um suporte tecnológico a nosso favor. Mas Natara Ney mostra como eram complicadas as relações no tempo em que apenas as cartas serviam de facilitadoras.

Ainda assim, embora tenhamos computadores, tablets, smartphones e redes sociais, a Psicóloga Raquel Baldo explica que “namoro à distância é possível, mas é preciso o encontro para manter a relação”.

Essa é apenas uma das estratégias para conseguir manter a chama acesa mesmo com os quilômetros que separam. Se você está longe de sua metade da laranja, anota aí 10 dicas de como manter o relacionamento a distância.

Leia também O poder do perdão em um relacionamento

1 – Ter confiança

Para começar uma relação a distância com o pé direito, é preciso investir muito na confiança entre os dois. Não adianta assumir um compromisso e ficar com ciúme doentio ou obsessivo.

Na verdade, nem mesmo no relacionamento presencial isso é saudável. Se for o caso, veja como descobrir se está em um relacionamento tóxico.

Mas para criar essa confiança vale a pena ter combinados e regras do relacionamento. Sabemos que a vida de cada um continua, então, determinem quais horários do dia será melhor para se falar, com quais tipos de liberdades os dois se sentem mais à vontade e comuniquem-se sempre.

 

2 – Mande fotos e áudios

Uma coisa que pode ser usada para enganar o cérebro é mandar fotos, áudios e vídeos. Assim, você acaba esquecendo que seu parceiro ou parceira está tão longe.

Dê preferência a mandar fotos inusitadas ou engraçadas, que melhoram o humor e o dia de vocês. Vale também lembrar como é a personalidade de cada um trabalhar neste aspecto. Há pessoas que gostam de falar como foi a rotina, outras preferem namorar pelo telefone. Vai de cada um!

 

3 – Surpreenda mandando presentinhos

Uma grande facilidade que temos hoje em dia é o “delivery”. Ele é super estratégico, pois você não precisa estar na mesma cidade para mandar mimos ou fazer uma surpresa.

Pela Amazon, por exemplo, você pode mandar presentes e lembrancinhas. E é super rápido. Outra estratégia é entregar o prato favorito dela ou dele pelo Ifood, já que você não está perto para cozinhar juntos.

Há quem faça um jantar à distância, no qual ambos comem as mesmas coisas e degustam vinho através de um encontro virtual. Então, vá testando o que mais dá certo para vocês e diminua a saudade.

 

4 – Evite interrogatórios

Onde você estava? Com quem estava? Por quanto tempo? Quanto gastou? Alguns tipos de perguntas podem incomodar mais do que criar um diálogo.

Como vimos, é melhor confiar, passar visões positivas e mostrar interesse. Muitas vezes o outro quer contar uma história engraçada ou desabafar sobre a pressão do trabalho e não dar satisfações.

Claro que discutir a relação vai ser necessário, mas é melhor combinarem os momentos certos para isso e não iniciar uma briga do nada.

 

5 – Façam um cronograma de visitas

Mesmo que falemos de “relacionamento a distância”, ele não é totalmente virtual. É preciso investir em momentos que vão ser dar aquele gás na relação.

Para tanto, já comecem o ano planejando em quais feriados estarão disponíveis ou fim de semanas que servirão para o descanso dos dois. Não esqueçam que as passagens  precisam ser compradas com antecedência e deixar para a última hora pode atrapalhar as visitas.

 

6 – Viajem para outros locais juntos

“Ah! Mas é muito caro se encontrar nas cidades em que moramos!” Uma boa dica é fazer viagens nos tempos livres para locais diferentes. Um casal que more em Minas Gerais e em São Paulo, por exemplo, pode combinar de se encontrar no Rio de Janeiro.

Na verdade, se for da vibe dos dois, as viagens em casal podem ser perfeitas para fortalecer as relações. Já que há muito a se descobrir e ambos estão vendo coisas novas.

Veja alguns destinos que podem fazer bem ao seu namoro.

 

7 – Não desperdice os momentos de encontro

Da mesma forma, já vi casais que passam muito tempo longe um do outro, mas quando se encontram tudo é motivo para briga e discussão. Isso não faz bem e pode acabar criando um abismo entre os dois.

Como disse, vocês podem sim conversar sobre as responsabilidades de cada um e os incômodos. Mas que tal ter mais momentos felizes e de curtição do que se desgastarem?

Afinal, vocês só terão encontros de tempos em tempos. Então, aproveite cada minuto ao lado de seu chamego.

 

8 – Filtre opinião de terceiros

Já ouviu o ditado “em briga de marido e mulher ninguém coloca a colher?”. Claro que essa frase tem muitas ressalvas, mas para o caso de namoro a distância há um fundo de verdade.

Pensando em dicas de como manter um relacionamento a distância, não podemos esquecer de filtrar os comentários que chegam de amigos e parentes, pois quem está vivendo esse momento é você e a outra pessoa.

Além disso, o que é prioridade para um pode não ser para outros. Então, é melhor não dar ouvidos a opiniões do tipo: Você está sofrendo traição, relacionamento longe não tem futuro, dá chance para fulano que está mais perto…

 

9 – Compartilhem entretenimento juntos

E que tal envolver seu parceiro ou parceira nos momentos de lazer? Algumas alternativas são:

  • Assistirem à mesma série.
  • Lerem o mesmo livro.
  • Jogarem games online.
  • Aprender um novo idioma por meio da internet.

Esse tipo de atitude cria aquela sensação de que vocês estão mais próximos. E é vital para que a relação se sustente.

 

10- Decidam a data para acabar com a distância

Por último, é muito importante que o relacionamento a distância não seja algo infinito, mas que tenha data para acabar. Geralmente, ocorre depois de:

  • Período de intercâmbio.
  • Trabalho temporário.
  • Faculdade.
  • Até ter dinheiro para alugar uma casa.

Independente do motivo, criem um plano junto de como será seu futuro e como a relação dos dois será fortalecida.

Leave a Reply