A Depressão será a doença mental mais incapacitante do mundo até 2020. De acordo com dados da OMS, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos e cerca de 300 milhões sofrem desse mal no planeta e somente no brasil cerca de 11,5 milhões.

Com o mundo que vivemos, muitos sem condições decentes para sobreviver, pouca educação social e emocional, e apesar de não se ter uma pesquisa que identifique a causa em específico, na minha visão esses são os maiores vilões e causadores da doença.

O transtorno de depressão é considerado um sentimento de tristeza suficientemente intenso para afetar o desempenho de funções e/ou reduzir o interesse ou o prazer em atividades.

UM OLHAR DIFERENTE SOBRE A DEPRESSÃO

Antes de eu falar da depressão com mais detalhes, gostaria de trazer um conceito muito importante para que você entenda com perfeição a depressão e suas causas. Concorda que somos animais emocionais e estamos aqui graças a nossa evolução e a seleção natural, acredito que a maioria concorda com isso. Ou seja, nossa mente e cérebro foram evoluídos e originados de nossos ancestrais, que são muito mais emocionais do que somos, e o que nos fez chegar aqui foi a sobrevivência. Tudo que nossa mente emocional tenta fazer é nos proteger, por isso pra ela, qualquer emoção negativa é uma forma de nos manter vivos. Se alguém te faz algum mal, provavelmente você irá sentir alguma emoção ruim a respeito dessa pessoa, e como consequência agir diferente e se proteger pois a mesma será considerada uma ameaça de alguma forma a sua vida.

Agora imagina um monte de coisa ruim acontecendo na sua vida, e que cada experiência vivida nos moldamos nossas percepções da nossa realidade, até que certo ponto e isso depende de pessoa pra pessoa, essas coisas vão acontecendo e são somatizadas, e em um certo ponto da vida a depressão começa a aparecer.

Lembra que o transtorno atrapalha as funções diárias e reduz o interesse? Olhando na nossa evolução se perdemos o interesse das coisas evitamos de fazê-las e como consequência evitamos contato com coisas que justamente fizeram nossa mente entrar nesse estado, permitindo que nos mantenhamos vivos, porem alguns casos essas vivências são tão exageradas que podem até mesmo levar a morte. Nesse sentido existe um estudo chamado Nova medicina germânica, que diz o seguinte:

“A Depressão é um programa biológico de sobrevivência, onde ocorrem os conflitos territoriais.”

Na Medicina Oriental, os antigos chineses não tinham conhecimento tecnológico e muito menos estudos bioquímicos e microscópicos, e deram grande importância às emoções como os fatores mais importantes na causa das patologias. O termo depressão mental não existe em medicina chinesa. Ele é ocidental e não se origina de uma classificação específica segundo a dialética da MTC, mas e visto como um desequilíbrio energético, que pode enquadrar-se em um ou mais padrões de desequilíbrio/desarmonia nos Zang Fu, dependendo dos sintomas apresentados pelo indivíduo.

Algumas pesquisas já conseguiram chegar a conclusão de que podemos herdar a depressão de nossos pais, o que também faz muito sentido biologicamente, já que nasceremos com muitas características do meio em que os nossos pais se desenvolveram, e assim permitindo uma maior capacidade de sobrevivência. Porem vale acrescentar que apesar de não termos total certeza de que há algo transmitido pelos nosso genes, a epigenética já pôde mostrar que mesmo assim eles podem ser modificados de acordo com as experiências do indivíduo.

Até há pouco tempo muitos diagnósticos dava a depressão com um defeito do organismo um desequilíbrio químico sem nenhuma origem, e muita gente ainda acredita que isso é verdade, e por isso muitos infelizmente acreditam que os remédios são a solução, porem na nossa visão como hipnoterapeutas o remédio serve como paliativo e auxilia no processo de resolução do problema e o que nos parece que muitas das vezes ele pode sim resolver problemas porém com frequência recebo clientes que já tiveram a depressão no passado e hoje a doença voltou a tomar conta da vida da pessoa.

TRATAMENTOS

O que recomendamos é que seja feito um trabalho psicológico pois assim alem de permitir que seja eliminada a depressão da vida da pessoa, e como consequência padrões como desvalorização, inseguranças e outras podem ser resolvidos no processo, e alem disso permitindo que a depressão nunca mais volte a atrapalhar a vida da pessoa em questão.

A hipnoterapia ela é extremamente eficiente para casos de resolução de depressão, além disso durante a terapia podem ser utilizados barras de access, EFT, EMDR e outras abordagens que auxiliam no processo. Se você já se cansou de sofrer, e quer se livrar da depressão ou quer ajudar alguém, entre me contato para mais informações!