Você sabe quais são os mitos e verdades sobre a hipnoterapia? Muitas vezes, devido ao que vemos em filmes ou em programas de televisão, acabamos tendo uma visão errada desta terapia.

A verdade é que a hipnose clínica tem finalidade terapêutica e base científica. O próprio Sigmund Freud, conhecido psicanalista, usava as técnicas para auxiliar no tratamento de seus pacientes e por não ter tido muito sucesso a técnica foi deixada de lado pela psicologia, mas que hoje está cada vez mais sendo usada para resolução de conflitos emocionais.

Mas o que é hipnose então: Hipnose é uma facilidade mental natural nossa, uma forma que conseguimos controlar e direcionar nosso sistema automático, e que inclui nossas emoções, para a direção que desejamos, através de atos conscientes.

Por isso, neste artigo vou mostrar 11 mitos e verdades sobre a hipnoterapia. Vem comigo!

 

1- A hipnose clínica não funciona

Como disse, a hipnose é bem mais antiga do que pensamos, os estudos revelam que no Egito ela já era usada em cerimônias religiosas.

Acontece que nosso próprio cérebro tem recursos para levar ao estado de transe. Neste estágio, a mente focaliza em palavras, imagens específicas ou objetivos, permitindo que o subconsciente atue em pontos específicos da psique.

Inclusive já temos diversos estudos científicos comprovando que além de funcionar ela tem altas taxas de eficiência e sucesso.

Então, dizer que a hipnose clínica não funciona é mito! 

 

2- Quando hipnotizados estamos dormindo

Você já deve ter visto a cena clássica em que alguém pega um relógio e diz: você está ficando com sono…

Mas é mito dizer que dormir é um estado hipnótico. Na verdade, o que fazemos é pedir que o paciente relaxe e deixe a mente aberta para sugestões.

Então, como muitas pessoas confundem relaxamento com sono, pode ter essa confusão.

Hipnose não é sono e por mais que pareça que a pessoa está completamente fora de si ela simplesmente se permitiu ficar dessa forma e durante o processo está consciente de tudo, inclusive tem a opção de não aceitar as sugestões oferecidas pelo hipnotista.

Contudo, você não vai estar dormindo, apenas em um estado mais leve, é como em uma meditação.

 

3- Qualquer pessoa pode aplicar a hipnoterapia

Mito!

Embora todos possam aprender técnicas de hipnose e transe, apenas profissionais qualificados e formados podem usar a hipnose clínica de maneira terapêutica. Sua saúde é muito precisa e você não gostaria de deixar na mão de qualquer certo?

Hoje como o uso da hipnose é liberado por qualquer profissional, percebo muito profissionais com cursos de final de semana cobrando profissionalmente pelo serviço. Te recomendo que sempre pesquise bem os depoimentos e de quem cuidará de seu atendimento.

 

4- Hipnose envolve domínio mental

Esse é um grande mito!

Muitas vezes, por muitas vezes vemos em desenhos animados ou filmes, pessoas sob o total controle do hipnotista ou pessoas liberando os seus mais profundos segredos. Mas isso não é verdade!

Você tem consciência de tudo que trabalhamos e tem a capacidade de escolher cada sugestão oferecida.

Um exemplo recente que você pode encontrar na internet com facilidade é a do Igor do Flow Podcast, ele é flamenguista e por meio da hipnose tentaram fazer com que ele dissesse que gostava do Corinthians, mas não funcionou, já que sua mente não tinha interesse nessa sugestão.

 Em resumo: você define o que será ou não compartilhado!

 

5- Hipnose clínica é diferente de show de mágica

Isso é verdade!

Normalmente, vemos shows em que as pessoas têm “a mão colada” ou “imitam animais”. Contudo, apesar de usar da mesma facilidade mental o viés desse tipo hipnose é o entretenimento e não tem nada a ver com o que fazemos no consultório.

O objetivo da hipnoterapia é fazer com que você possa conhecer os gatilhos, traumas e emoções que carrega no inconsciente para tratar hábitos nocivos. Por isso usamos técnicas e abordagens da psicologia para alcançar bons resultados.

 

6- Funciona apenas com pessoas específicas

Depende!

A hipnoterapia pode ser usada em praticamente todo mundo, mas a questão é que a pessoa precisa estar aberta a este tipo de tratamento. A única barreira é a comunicação.

Se alguém inicia um tratamento com descrença ou bloqueios, provavelmente vai precisar de mais sessões para conseguir resultados. Por isso temos que respeitar o tempo de cada ser.

A dica é conversar com o profissional com antecedência e tirar todas as dúvidas, antes de participar da primeira sessão.

 

7- Hipnose tem efeitos colaterais

Mito!

A hipnoterapia é um método terapêutico que não usa nenhum medicamento, o que significa que não há nenhum efeito colateral.

Claro que, como recomendei ao longo do artigo, você precisa escolher alguém que seja especialista no tipo de transtorno que você deseja tratar, mas no geral, a hipnoterapia não tem contraindicações.

 

8- É preciso várias sessões para um bom tratamento

Depende!

Nosso cérebro cria hábitos a partir das repetições, por isso precisamos de repetições nas sessões para que a hipnoterapia consolide o tratamento. Digamos que você queira tratar ansiedade, vai ser necessário um conjunto de técnicas para chegar a esse objetivo.

Isso não quer dizer que não seja possível fazer um tratamento inteiro com sucesso com apenas uma única sessão. Isso é possível, porém essas sessões duram em média 4 QUATRO a 6 SEIS horas sem contar com os retornos e contratempos. 

Te recomendo para que se tenha um tratamento de qualidade é que não preze somente velocidade em detrimento da qualidade que irá receber, pois é importante que no mínimo o terapeuta conheça bem a respeito do seu problema.

 

9- Cura de traumas e vícios

Verdade!

Por meio da hipnoterapia podemos fazer com que você tenha uma visão sistêmica de como realmente seus problemas e emoções são de verdade, assim como eles atuam na sua vida.

Digamos que você tem medo de altura, certamente esse medo está associado à alguma memória sua do seu passado e que está associado à alguma emoção negativa.

Muitas das vezes você não tem ideia conscientemente da causa, origem ou emoção associada, porém através desta técnica é possível identificar com bastante as memórias e emoções associadas.

 

10- Mudar minhas atitudes em relação a outras pessoas

Muda sim, mas não necessariamente isto é algo ruim. Muitas pessoas têm medo de como irão se relacionar com as pessoas que convivem. 

Passar pela hipnoterapia pode ajudar a desenvolver sua autoconfiança, postura frente a públicos maiores e nos momentos de dizer não em frente às dificuldades, o que certamente irá mudar essas relações. 

Além disso, faz parte do processo de mudar não aceitar mais as migalhas da vida em decorrência a carências emocionais, o que também irá mudar essa relação inclusive com seus parceiros

 

11- É possível recordar uma memória antiga

Sim! É verdade!

A hipnose clínica consegue restaurar memórias que você nem lembrava, como sonhos que acabou freando por causa de traumas da infância e da vida adulta.

Mas isso não é inteiramente verdade, nossas memórias são o que menos importam durante o processo de mudança, o foco principal é nas emoções associadas a elas. Além disso, não trabalhamos como um computador, por isso essas memórias nem sempre podem ser confiáveis. 

 

Você pode conseguir tudo que quiser, precisamos apenas encontrar os recursos para permitir que você faça o que desejar com a sua vida. 

Por meio da Hipnose clínica e outras técnicas terapêuticas ajudo você de forma científica, rápida, segura e natural a superar limitações, finalmente se sentir bem consigo mesmo e conquistar o que desejar. Seja bem vindo ao mundo da neurociência e de tratamentos mais eficazes e rápidos.

Quer saber mais sobre a hipnose? Não tenha medo, é apenas uma característica da sua mente. Leia os artigos ou entre em contato para saber mais.

Leave a Reply