Separei 12 filmes sobre autoconhecimento para você ver durante a quarentena. Já que não dá para viajar para fora, o melhor mesmo é viajar para dentro e usar o período de isolamento social para nos desenvolvermos.  Uma curiosidade interessante é que histórias e filmes são considerados um tipo de técnica terapêutica que é extremamente eficiente nos tratamentos de problemas emocionais, por isso aproveite.

A blogueira Thaís Garcez explica que é importante ter um momento para esquecer o que está acontecendo no mundo lá fora. “Como a pandemia ainda não chegou ao fim e a necessidade de fazer uma nova quarentena é real, ter um momento de descontração pode te ajudar a passar por isso.

Contudo, pensei em fazer deste momento um ócio produtivo, já que a gente vive falando que vai se dedicar mais a nós mesmo, não é verdade? Então, os 12 filmes sobre autoconhecimento para a quarentena são super importantes, prepara a pipoca e vem ver a lista comigo!

 

1-Divertida mente

Você já parou para pensar quando deixou de ser criança e se tornou adulto? No filme “Divertida Mente” é exatamente o que está acontecendo com Riley.

A adolescente está começando a entender como a vida passa rápido e como nossas memórias são influenciadas por nossos sentimentos. O melhor de tudo é que é uma animação para toda a família.

Então, a criançada pode fazer parte do cine pipoca, enquanto você anota os insights que podem ajudar na sua vida.

 

2- Uma mente brilhante

John Nash é um brilhante matemático que consegue decifrar códigos sem precisar de máquinas. Contudo seus maiores desafios serão encarar suas sombras.

Assim, “Uma mente brilhante” traz para debate a importância de ter equilíbrio entre a saúde mental, vida amorosa e estudos.

 

3- Comer, rezar e amar

Elizabeth Gilbert está extremamente insatisfeita com sua vida. Seu casamento está desandando e sente que o emprego está morno e até mesmo a vontade de viver já não é a mesma.

Por isso que para dar um giro na sua vida, ela acha que as viagens são os únicos meios que podem ajudar. Em sua trajetória ela encontra amor, amizade, compaixão e autoconhecimento. Aproveite os insights dela para sua vida!

4- Para sempre Alice

Em “Para sempre Alice”, uma renomada professora de Linguística descobre que tem Alzheimer e isso a coloca em uma situação que jamais esperava. A partir de então, ela precisa lidar com sua condição e aceitar que a doença veio para ficar.

O longa tem discussões muito importantes sobre o valor da vida e de aproveitar o agora. A família também se mostra como um pilar essencial para Alice, neste momento de desespero.

 

5- Como nossos pais

“Eu não quero mais fingir que eu sou uma mulher que dá conta de tudo. Eu não dou conta de tudo”, diz Rosa ao seu irmão. A protagonista tem 38 anos e precisa descobrir que nesta idade ainda dá para se reinventar.

Principalmente por que ela se vê reproduzindo em suas filhas o que se passou na relação com sua mãe. Uma relação conturbada e cheia de discussões, cada cena é marcante e mexe com sentimentos que teimamos em ignorar.

Então, “Como nossos pais” está mais que recomendado para sua maratona de autoconhecimento.

 

6-Maudie

Nada como um filme biográfico para chamar nossa atenção, em Maudie vemos a história da protagonista de 67 anos que precisa lutar contra um casamento problemático e uma doença que atrapalha os movimentos das mãos.

Contudo, é na arte que Maudie se encontra e se expressa, deixa de sofrer e passar a se comunicar com o mundo. Externalizando suas dores e se revigorando.

 

7- Soul

Se você ainda não assistiu Soul, está mais do que na hora! É um filme delicado que fala sobre nosso propósito no mundo e as escolhas que fazemos para conquistar nossa felicidade.

Eu não vou me delongar, pois já falei dele aqui no blog e recomendo que você leia para entender outras facetas dessa obra de arte;

 

8- Heal: O poder da mente

Como mente e corpo estão conectados? É isso que vemos no documentário Heal, como traz o site Adorocinema, o filme:

“Uma jornada espiritual e científica através da natureza do corpo humano e sua extraordinária capacidade de curar. Entrevistando cientistas, líderes espirituais e acompanhando três indivíduos em jornadas de cura, a diretora Kelly Noonan explora o impacto que pensamentos, crenças e emoções têm na saúde humana.”

 

9- Beleza oculta

A Morte, o Tempo e o Amor, estes são os três destinatários das cartas que Howard escreve. Depois de perder sua filha, o protagonista acabou se encontrando em uma depressão profunda, mas espera que as cartas possam trazer algum tipo de alívio

Como explica a psicóloga, elas se tratam de um gesto terapêutico para Howard. Contudo, o que ele não esperava é que suas cartas fossem respondidas e que os três elementos cruzassem seu caminho. “Beleza Oculta” mostra uma linda trajetória de redenção e auto aceitação.

 

10-O homem que mudou o jogo

Mais uma obra prima baseada em fatos reais, em “O homem que mudou o jogo” temos a história de Billy Beane gestor do time Oakland Athletics, um grupo de baseball.

Ainda assim, ele precisa desenvolver uma nova estratégia para trazer seu time de volta ao topo ou lidar com um fracasso que vai impactar na vida de diferentes pessoas. É um filme visceral que nos mostra que podemos fazer as escolhas certas quando temos um motivo nobre.

 

11-50%

E que tal um filme de comédia para essa maratona de autoconhecimento? Em 50% Adam, 27 anos, descobre que tem câncer. Mas ele tinha uma vida super saudável livre de vícios ou excessos.

Seus dois amigos, então, precisam fazê-lo analisar a vida sob uma nova ótica, mesmo sabendo que as chances de Adam sobreviver ao câncer são de 50%.

 

12- Até o último homem

Até onde você iria pelos seus princípios? Desmond T. Doss é um médico do exército que foi convocado para a frente de batalha, mas se recusa em pegar qualquer arma ou disparar em seus inimigos.

Todos os outros soldados gostam de zombar dessa “ingenuidade”, mas em um momento de tensão, Desmond acaba sendo um dos maiores diferenciais para a tropa, isso sem trair seus princípios.

Pronto, agora você tem uma lista completa de filmes sobre autoconhecimento para ver durante a quarentena. Não esqueça que você também pode continuar sua jornada. Sim, você pode ter atendimento online!

 

Você pode conseguir tudo que quiser, precisamos apenas encontrar os recursos para permitir que você faça o que desejar com a sua vida.  Por meio da Hipnose clínica e outras técnicas terapêuticas ajudo você de forma científica, rápida, segura e natural a superar limitações, finalmente se sentir bem consigo mesmo e conquistar o que desejar. Seja bem vindo ao mundo da neurociência e de tratamentos mais eficazes e rápidos. Quer saber mais sobre a hipnose? Não tenha medo, é apenas uma característica da sua mente. Leia os artigos ou entre em contato para saber mais.

Leave a Reply