Você já pensou que a meditação pode ser a chave para aliviar seu estresse e ansiedade? Esta é uma técnica milenar que pouco a pouco vem se difundindo no Brasil.

Inclusive, a meditação vem ajudando pessoas a reencontrar a vontade de viver e seus objetivos pessoais, já que ela é como um mergulho de um estado alterado de consciência.

Silvia Luz conta que meditar deu um giro de 180º em sua vida, ela começou a prática aos 18 anos e hoje, aos 30 continua tendo bons resultados: “cada vez mais surgem evidências científicas que mostram que meditar tem um poder enorme sobre nosso bem-estar e nossa saúde física e mental”, explica.

Por isso, hoje nossa conversa vai dar ferramentas para você levar sua mente a um exercício mental, assim como a musculação te levando a um estado de calma e tranquilidade. Vem comigo descobrir como a meditação pode ser a chave para aliviar seu estresse e ansiedade

 

O que é meditação?

Como disse, quando pensamos em aliviar o estresse e ansiedade, a meditação é uma ótima amiga, já que o objetivo dela é reduzir a influência involuntária de seus pensamentos em suas ações, além de desenvolver a presença e a concentração.

Mas o que você quer dizer Leandro? Ora, quando estamos no “modo automático” acabamos tomando decisões precipitadas ou agindo a “toque de caixa”. É como se a mente ficasse ruminando o tempo inteiro: tenho que… preciso de… 

Então, a meditação é um caminho para você dar uma pausa em todo esse “evento mental” e se reconectar com o corpo. É um exercício mágico e irá te permitir deixar os pensamentos negativos irem com mais facilidade.

Para o filósofo indiano, Sri Chinmoy, “a meditação é uma capacidade consciente que você tem e que deve ser usada todos os dias, a todo momento, uma capacidade para entrar na sua divindade mais elevada, onde o finito está completamente imerso no infinito”. 

 

9 Benefícios de Meditar todos os dias

Assim, posso afirmar com todas as letras: a meditação na sua vida só vai trazer benefícios. Vamos conhecer 9 desses benefícios de meditar?

 

1- Alivia estresse, ansiedade e pensamentos intrusivos

Não há como negar: o primeiro dia de meditação pode parecer ser bem difícil com uma torneira aberta de pensamentos que não dá para fechar. Porém aos poucos você irá domar melhor seus pensamentos e como consequência perceberá que no seu dia a dia os sentimentos de ansiedade, estresse e pensamentos negativos irão te atormentar com menor frequência.

Contudo, com o passar dos dias você vai perceber que vai chegar a um local em sua mente que é tranquilo. Alguns chamam de espaço sagrado, e cada vez que você  faz essa prática há redução dos níveis de cortisol e aumento da serotonina de forma a aliviar o estresse e ansiedade.

 

2- Melhora o foco e a concentração

O seu foco melhora, pois você está aliviando a atenção ao fechar os olhos. É como se sua mente voltasse com mais “energia” para focar nas tarefas que você está realizando.

 

3- Fortalece o sistema imunológico

O Ministério da Saúde, com o uso de dados recentes publicados, apresenta pesquisas que mostram resultados de que além de reduzir depressão, dor crônica e ansiedade, a meditação ajuda a fortalecer a imunidade.

 

4- Ajuda na memória

E que tal envelhecer com a memória em dia? A meditação é ótima para isso, já ouvi relatos de pessoas que melhoraram o aprendizado de outras línguas depois da meditação, já que conseguiam lembrar muito mais sentenças e vocabulário.

 

5- Auxilia a saúde do coração

Além disso, a prática auxilia a ter um coração mais saudável, principalmente devido aos exercícios respiratórios que levam mais oxigênio ao corpo e diminuem as tensões.

 

6- Contribui com a criatividade

Se você trabalha em área que precisa de criatividade, a meditação pode ser uma aliada. Como disse, quando está em seu momento de contemplação, seu cérebro entra num estado mais calmo, é como se você liberasse ele para divagar e, finalmente, entrar em estados de criação.

 

7- Traz você de volta ao presente

Da mesma forma, se você é desses que fica “ligadão” o tempo inteiro nas preocupações ou em  crises de relacionamentos, meditar pode ser o caminho para voltar ao seu presente. Seja por meio do reconhecimento de seu corpo e atenção no ambiente à sua volta.

 

8- Proporciona relaxamento muscular

Usando a técnica adequada você também consegue aliviar tensões musculares, isso porque além do oxigênio relaxar o corpo, você pode sentir melhor cada músculo e intencionalmente relaxá-lo.

 

9- Dá maior consciência corporal

Com o tempo, você percebe que tem mais consciência de seu corpo, consegue sentir cada dedo, a ponta das orelhas, a barriga etc. Isso é muito bom para aqueles que gostam de praticar esportes.

 

7 dicas para meditar

Agora que você já entendeu os benefícios de meditar, vamos compreender como usar dicas para a usar a meditação para aliviar seu estresse e ansiedade.

 

1- Encontre um local tranquilo

Para meditar, é importante estar em um local que você não vai ser interrompido, pode ser em seu quarto com as portas fechadas, em um parque, no terraço de seu prédio ou no quintal.

 

2- Acomode-se de maneira confortável

Comece com posturas mais confortáveis, pode ser sentado em uma cadeira ou deitado no chão. O importante é não sentir dores ou incômodos, mas permanecer na posição que seja adequada a seu corpo.

Contudo, com o tempo dá para experimentar outras posições sentadas, como com a perna cruzada, com a perna esticada… Ou seja, explorar seu corpo!

 

3- Não lute com seus pensamentos

Da mesma forma que vimos anteriormente, a meditação não é sobre silenciar seus pensamentos, mas sobre observá-los.

Andy Puddicombe e Richard Pierson, criadores do app de meditação Headspace, trazem uma boa dica para evitar a torrente de pensamentos:

“Imagine que meditar é como sentar na beira da estrada e observar os carros. Os carros representam seus pensamentos. Não é para você ir até o meio da estrada e tentar pará-los ou mesmo sair seguindo um deles… Não, a ideia é sentar e observar os pensamentos… Só isso.”

 

4- Mantenha-se no presente

Claro que vai acontecer de sua mente tentar te punir com situações do passado ou criar hipóteses do futuro. Neste momento, a dica é se conectar com seu corpo, sentir a batida de seu coração, o fluxo da respiração e seu corpo pensando sobre o chão ou a cadeira que está sentado.

Tudo isso te traz de volta para o presente e retoma sua consciência. Na verdade, você pode fazer essa técnica sempre que quiser aliviar seu estresse e ansiedade.

 

5- Cuide de seu ambiente

Uma maneira de acostumar seu cérebro à prática de meditação é criando um ambiente que leve a acalmar a mente. Algumas dicas são:

  • Usar incenso ou aromas.
  • Colocar músicas ou mantras de meditação.
  • Cuidar da temperatura do ambiente, deixando o sol e o vento entrar ou se agasalhando.

 

6- Torne a meditação parte de sua rotina

Além disso, para colher bons frutos, é importante que a meditação seja um hábito de rotina. O ideal é praticar pelo menos 20 minutos por dia, mas você pode começar em dias intervalados e pouco a pouco aumentar a frequência. Você pode também fazê-la de forma fracionada, 4x de 5 minutos, inclusive para evitar o acúmulo de tensão do dia. 

 

7- Comece com meditações guiadas

Não pense que começar a meditar é difícil, porém para te auxiliar você pode começar com meditações guiadas. Com eles você tem um mentor que vai dizendo o que fazer: inspire, solte o ar, sinta os olhos etc. Isso torna o processo mais fácil.

A meditação é uma ótima ferramenta que além auxiliar gradualmente no tratamento de diversas doenças como traumas, transtorno de ansiedade, depressão e muitas outras, pode elevar a sua qualidade de vida e saúde mental. Com frequência recomendo nos meus tratamentos esse tipo de técnica e muitas das pessoas em pouquíssimo tempo já conseguem perceber os benefícios desta técnica maravilhosa.

 

Você pode conseguir tudo que quiser, precisamos apenas encontrar os recursos para permitir que você faça o que desejar com a sua vida.  Por meio da Hipnose clínica e outras técnicas terapêuticas ajudo você de forma científica, rápida, segura e natural a superar limitações, finalmente se sentir bem consigo mesmo e conquistar o que desejar. Seja bem vindo ao mundo da neurociência e de tratamentos mais eficazes e rápidos. Quer saber mais sobre a hipnose? Não tenha medo, é apenas uma característica da sua mente. Leia os artigos ou entre em contato para saber mais.

Leave a Reply