Descubra quando procurar ajuda para lidar com a ansiedade.

Sabemos que a cada dia que passa mais pessoas acabam desenvolvendo este transtorno e tendo problemas para se relacionar e concluir projetos. Então a dúvida se mantém sobre a ansiedade, quando procurar ajuda?

Segundo o Ministério da Saúde no Brasil: Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Eram quase 19 milhões de brasileiros com a qualidade de vida comprometida. 

Além disso, sabemos que a ansiedade pode ser como uma bola de neve que vai ficando cada vez maior se não a tratarmos. Por isso, é tão importante saber quando procurar ajuda.

Então, acompanhe este artigo para saber o que fazer para se livrar desse transtorno e ter uma vida de qualidade!

 

Ansiedade: O que é?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a ansiedade é uma predisposição  natural do corpo, sendo que ela pode aparecer em momentos de pressão, estresse, tristeza ou outras emoções mais afloradas.

Nada mais que sua mente se preparando  para algo que está por vir e que ela acredita ser uma ameaça.

Depois disso, é bom lembrar que a ansiedade é algo natural e o que chamamos de ansiedade é o transtorno de ansiedade (TAG). Ela se apresenta por meio de sintomas  cognitivos e físicos.

Esses sintomas podem estar associados ao medo, estado de alerta ou fuga, respiração acelerada, pelos eriçados e muitas vezes suor.

Quais são os indícios de ansiedade?

Se você sofre de ansiedade, já deve ter tido uma sensação que é difícil de descrever, mas que incomoda ao longo do dia e atrapalha nas atividades. Mesmo assim, conseguimos entender que alguém está com o transtorno de ansiedade quando olhamos para aspectos como:

° Insônia constante.

° Sensação de falta de ar sem motivo aparente.

° Tremores pelo corpo em momentos inoportunos.

° Antecipação constante de algo indefinido.

° Falta de concentração  

°Pensamentos repetitivos de que as coisas vão dar errado.

 

Ansiedade: quando procurar ajuda?

Muitas vezes as pessoas acabam procurando um profissional apenas quando a situação está incontrolável e desesperadora.

Mas a verdade é que você não precisa esperar tanto para se expressar e entender como está seu estado psicológico.

Saber quando procurar ajuda profissional para te ajudar com isso vai fazer uma grande diferença, não é nenhum sinal de fraqueza optar por fazer uma consulta.

Pelo contrário, fazendo isso você se sentirá muito mais forte para seguir em frente. Lembre-se que há  19 milhões de brasileiros na mesma condição que você.

Claro que, acima de tudo, você tem que se sentir seguro para isso. E sem contar que as consultas são super tranquilas e farão muito bem a você, tanto física quanto psicologicamente.

 

O melhor momento para se consultar?

O nosso corpo é extremamente completo e bem preparado. Quando passamos por uma crise de ansiedade que vem do nada, significa que há aspectos em nossa vida que estamos ignorando.

Parece loucura? Não é! Imagina que todos os dias você “coloca emoções debaixo do tapete da mente”, uma forma dela chamar a sua atenção é por meio da ansiedade. Então, quanto antes você se ouvir, melhor.

Assim, o melhor momento da ansiedade para procurar ajuda é quando você perceber que está sofrendo dessa aflição, principalmente se isso está impactando sua vida de alguma forma.

Além disso, caso você note alguns dos sintomas citados acima, ou que estão ficando descontrolados e excessivos, a melhor alternativa é marcar uma consulta com um profissional da área e tratar o quanto antes.

 

Como controlar uma crise de ansiedade

Se por acaso você estiver em meio a uma crise de ansiedade, tente distrair a sua mente, liste as coisas que você mais gosta de fazer ou então que gostaria de fazer algum dia, por exemplo.

Outra boa maneira para controlar a sua ansiedade é fazer a contagem de quantas coisas tem a sua volta nesse momento, depois da contagem tentar respirar fundo para essa sensação ir embora o mais rápido possível.

Inclusive ansiosos respiram de forma rápida, respirar de forma mais controlada e tranquila te ajudará a mudar suas emoções através do seu corpo.

A gente costuma dizer que a ansiedade e o medo do futuro, por isso que, trazer a mente para o presente pode trazer um bom alívio.

Por exemplo, tente sentir como está seu corpo, qual a posição de suas pernas e pés… Ou seja: desligue-se um pouco dos pensamentos.

 

Para tratar da ansiedade é necessário medicamento?

Muitas pessoas optam por escolher o tratamento clínico, em que há o uso de medicação,  o que eu particularmente acredito ser a pior opção quando não se trata de um caso extremo.

Na minha opinião remédios são para momentos de crises, já que eles ajudam a colocar debaixo do tapete toda a sujeira, o que adiará somente seu problema pro futuro. 

O tratamento profissional é extremamente eficiente e este irá resolver seu problema pela raiz. Existem diversas formas de tratar esse transtorno.

Principalmente quando conseguimos identificar ele no começo. Neste estágio é muito mais fácil controlar o transtorno de forma natural e evitar que ele se desdobre em crises piores.

Você pode optar por fazer atividades físicas, se você preferir pode começar uma dieta também para completar a sua rotina, uma outra boa opção é reduzir ou então evitar alguns vícios, como o álcool, a cafeína e a nicotina.

Manter uma vida natural é importante, por isso tome sol, se alimente bem, cuide do seu intestino e faça terapia se tiver condições, é um investimento pra vida!

 

Ansiedade VS Síndrome do Pânico

No geral, existe uma grande confusão entre os conceitos de ansiedade e a síndrome do pânico. Por isso, vale lembrar que a ansiedade é uma preocupação excessiva com situações que sua mente acredita que poderá acontecer.

Assim, ela está vinculada a um medo frequente de coisas comuns e pode ser recorrente ou aparecer em momentos específicos, como quem não consegue falar em público.

Já a síndrome do pânico se apresenta na forma de surto instantâneo que ocorre  muitas das vezes sem uma origem/causa muito conhecida no momento.

Além disso, o pânico tem sintomas mais agressivos, como possível perda de consciência do momento presente, despersonalização e ataque cardíaco.

Você se identificou com alguns dos sintomas ou situações que apresentei neste artigo? Saiba que eu posso te ajudar! Entre em contato para entender como podemos mudar de vez sua vida e fazer você se livrar da ansiedade.

Você pode conseguir tudo que quiser, precisamos apenas encontrar os recursos para permitir que você faça o que desejar com a sua vida. 

Por meio da Hipnose clínica e outras técnicas terapêuticas ajudo você de forma científica, rápida, segura e natural a superar limitações, finalmente se sentir bem consigo mesmo e conquistar o que desejar.

Seja bem vindo ao mundo da neurociência e de tratamentos mais eficazes e rápidos. Quer saber mais sobre a hipnose clínica? Não tenha medo, é apenas uma característica da sua mente. Leia os artigos ou entre em contato para saber mais.

Leave a Reply