Hipnoterapia para timidez: é hora de se empoderar!

Para quem tem enfrentado desafios por ser introvertido, a hipnoterapia para a timidez é uma ótima estratégia para se empoderar.

Em pesquisa realizada pelo Globo Repórter, 15,30% dos participantes responderam que tinham medo de falar em público. O número superava o medo pela morte, 12,17%.

Esses números não são em vão, boa parte dos brasileiros sentem aquele frio na espinha e acabam acumulando traumas de falar na frente de outras pessoas. Você por exemplo, já deve ter presenciado alguém que foi fazer uma apresentação e gaguejava, se perdia ou lia o tempo inteiro.

Ainda assim, a comunicação é uma das habilidades que nos fizeram prosperar como humanidade. Nossos antepassados desenvolveram a expressão oral estrategicamente.

Portanto, o excesso de vergonha pode ser um grande percalço no caminho de muita gente. Neste caso, a hipnose para timidez é uma das saídas. Vamos entender como neste artigo.

 

Timidez pode virar fobia social?

Guilherme Dias, que já foi tratado com hipnoterapia, diz que sua timidez extrapolava os padrões normais. O que ele sentia impedia de falar com desconhecidos e, até mesmo, entrar em lojas a procura de produtos.

De fato, existem casos em que de tanto alimentar o sentimento de vergonha a pessoa acaba transformando isso em algo maior: a fobia social.

Acontece que o cérebro não distingue o que é real do que imaginário com facilidade. Bom, quando sua amígdala (no cérebro) envia a informação para a produção de adrenalina ela dificilmente vai emitir uma mensagem de retratação.

Ou seja, cada vez que você passar por uma situação similar, é possível que a mesma descarga de hormônio seja liberada. Claro que estamos falando de uma pessoa “desequilibrada emocionalmente”. Por isso é tão importante tratar o problema antes que se torne a famigerada “bola de neve”.

 

A causa da timidez?

Além disso, você provavelmente ouviu algum amigo dando conselhos antes da apresentação para relaxar ou “imaginar que todos estão nus”. Ok, isso pode ser visto como alternativas momentâneas, mas não funcionam a longo prazo.

Na verdade, para que haja uma melhora contínua, é preciso entender a raiz disso. Por exemplo, ainda no exemplo da exposição oral, o ideal é que a pessoa vá tomando experiência e perdendo o medo.

Se depois de vários semestres você continua com um medo irracional nos seminários de faculdade, algo pode estar desequilibrado.

 

Retraída desde a infância

Da mesma forma, algumas pessoas podem passar por processos na infância que desencadeiam a vergonha exagerada.

Pode ser situações em que os pais não respeitaram a vontade da criança e fizeram se tornar o centro das atenções. Pode ser por ser alvo de piadas e brincadeiras, são diversos os fatores.

O normal é que os pequenos tenham facilidade em se entrosar com os semelhantes, aqueles de mesma idade. Assim, se no parquinho, na escolinha ou em outros ambientes você se mantinha separado, pode ser que isso te acompanha a mais tempo do que você imagina.

Pergunte a seus familiares como era seu comportamento para ter certeza.

 

Hipnose para timidez: quando ter nervosismo é normal?

Ainda assim, preciso ressaltar que não estamos falando da timidez como parte da característica de uma pessoa. Há pessoas que são mais quietas por conta da personalidade e mesmo assim se sente realizadas em suas vidas.

Há músicos, escritores, compositores, pintores, programadores e outros profissionais que têm um ciclo social mais reduzido e isso não impede de se expressar. Muitos deles tem boa eloquência, por exemplo, ao receber prêmios.

Então, essa timidez vai ser um problema quando ela priva das realizações pessoais. Se você não se comunica bem em entrevistas de empregos, não expõe ideias nas reuniões, não consegue ter um parceiro ou uma parceira.

Esses são sinais de que está na hora de se empoderar e voltar a ter as rédeas de sua vida.

 

Características do tímido em excesso

Para tanto, vamos entender melhor como é uma pessoa que sofre com a timidez:

  • Esquece de coisas em momentos cruciais.
  • Sente muito medo de ser apontada como errada ou mesmo de fracassar.
  • Engaveta sonhos e desejos.
  • Tem sintomas fisiológicos: rosto vermelho, suor, gagueira momentânea, tremores e desarranjo intestinal.
  • Fica muito isolada.
  • Tem respiração descompassada.

 

Em que ser tímido pode atrapalhar?

Por isso, esse tipo de vergonha está para além do que é natural, já que se expressa no corpo e atrapalha diversas esferas da vida da pessoa:

  • Dificuldade para progredir na carreira.
  • Problemas em relacionamentos.
  • Perca de oportunidades.
  • Não consegue fazer novos amigos.

Como vemos, isso afeta o modo como você se desenvolverá socialmente, e a gente sabe que networking, rapport e outras habilidades fazem toda a diferença para que alguém seja bem sucedido.

 

Comunicação pode ser aprendida

Ao contrário do que muitos pensam, a boa comunicação não se trata de um dom ou algo inato. Temos uma grande facilidade de desenvolver no nosso contexto familiar.

Entretanto, é possível aprender como expor suas ideias, cursos de oratória, expressão oral e corporal são modos de fazer isso.

Um dos grandes problemas que temos a cerca disso está em muitas escolas não fomentarem momentos de aprendizado de comunicações orais. Em Língua Portuguesa, por exemplo, passamos muito tempo estudando texto escrito e negligenciamos a fala.

Sendo que quem é eloquente pode até mesmo aprender novos idiomas se tantos entraves e se destacar profissionalmente.

 

Como seu corpo responde depois?

Somado ao que vimos anteriormente, temos ainda uma outra questão, de quando a timidez dá lugar a ansiedade.

Já conheci pessoas que não só tinham momentos de extrema vergonha, mas passavam o resto do dia ou da semana martelando o ocorrido. Pensando em como perdeu uma boa oportunidade ou imaginando que “foi um desastre”.

Esse tipo de atitude apenas serve para dobrar o estresse sofrido pelo corpo. Não podemos esquecer de citar os distúrbios sexuais que excesso de vergonha pode causar. Eu falei deu um deles, a ejaculação precoce, em meu artigo anterior.

 

Melhore sua autoestima!

Trabalhar a sua timidez com certeza influenciará positivamente em sua autoestima. Imagine só a próxima vez que precisar se aproximar de alguém ir com confiança.

Você também contribuirá com o local que trabalha, melhorar as apresentações na universidade e terá mais destaque socialmente.

 

Hipnose para timidez pode ajudar

Uma das formas de trabalhar isso consigo mesmo é com a hipnose para timidez. Sobre ela, a psicóloga, Rita K. Costa, explica:

“A hipnose ajuda o indivíduo a compreender seus padrões reacionais ao acessar os conteúdos inconscientes correspondentes.

Um profissional bem preparado, através de técnicas estruturadas, encaminha este tipo de tratamento de forma segura e responsável. Por esta razão, procure profissional habilitado para sua maior segurança e melhores resultados.”

Assim, entre em contato comigo para entender sobre como a hipnose pode ser uma divisora de águas na sua vida. Com hipnoterapia para timidez posso te ajudar a se empoderar de uma vez por todas e desbravar novos rumos na sua vida.

 

Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
PBb-15

Sou Leandro Monteiro, especialista em Hipnose e Hipnose Regressiva e membro da National Guild of Hypnotists, da International Board of Hypnosis Education & Certification e da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Posts recentes